Diferença entre Diretórios e Máquinas


[tweetmeme]

Os diretórios são listas de sites e páginas da Web organizadas manualmente por categorias e subcategorias, contendo links de interesse geralmente exibidos em ordem alfabética. Seriam semelhantes às páginas amarelas da lista telefônica. Normalmente é indicado para novos internautas pela facilidade de navegação por temáticas e não por palavras-chave. Um exemplo de diretório é o Br vitrine: http://www.brvitrine.com.br/ e o Dir Br: http://www.dirbr.com.br/

Os diretórios são mais indicados para pesquisa de caráter geral e pouco indicados para pesquisas por temas mais específicos, isso porque são organizados por pessoas que entendem do assunto. Existem também diretórios organizados por sites como é o caso de http://www.saites.info/, organizado por url.

Por outro lado, as máquinas de busca, mais usadas e populares que os diretórios, permitem a localização de páginas da Internet pelos termos ou palavras-chave solicitados pelo usuário. São indicadas para responder questões específicas de forma rápida e eficiente. Entre as maiores empresas, destacam-se Google e Altavista.

Conforme a pesquisa a ser realizada na Web recomenda-se o uso de diretórios ou máquinas de busca. Pesquisas em diretórios como http://www.gigabusca.com.br/ além da navegação por categorias, pode-se refinar a busca por sites mais populares, novos e top com indicação da data em que foi inserido no diretório, números de cliques ou acessos, pagerank e comentários. Chamou-me a atenção o fato de poder pesquisar com mais facilidade certas temáticas como blog, que em diretórios como http://www.novobr.com/ aparece relação de blogs organizados por temas. A mesma pesquisa realizada em mecanismo de busca Google, se tem relação de todos os sites em que aparece a palavra blog. A desvantagem do diretório em relação ao mecanismo de busca é que em alguns diretórios, se o site não foi cadastrado, certamente não aparecerá na relação de resultados, como foi o caso do diretório http://www.novobr.com/ em que se fez uma busca específica pelo nome de um hotel e não se obteve resultados. Já nas máquinas de busca, aparecendo pelo menos uma palavra do nome do hotel em questão, aparecerá uma listagem com várias opções de sites.

Algumas considerações quanto ao volume de dados obtidos na máquina de busca: Google: O termo pesquisado foi “tecnologia” e número de resultados obtidos foram 110 de aproximadamente 86.300.000 para tecnologia (0,29 segundos). Em diretório, o mesmo termo pesquisado “tecnologia” forneceu 701 resultados.

Já quanto à qualidade da informação obtida dependerá da intenção, pois máquinas de busca como Google tem a opção de selecionar imagens, vídeos, mapas e notícias, enquanto os diretórios não fazem tal distinção.

A atualização dos dados nas máquinas de busca é mais recente que os diretórios, uma vez que estes necessitam de indexação manual, enquanto as máquinas dependem de um software conhecido como robô. O que se pode concluir dessa análise é que embora sejam mecanismos distintos, diretórios e máquinas de busca, eles se complementam no que diz respeito ao objetivo e função.

Bookmark and Share

Uma resposta to “Diferença entre Diretórios e Máquinas”

  1. Curso de Introdução à Educação Digital – aula 2 « Tecnologia & Educação Says:

    […] DIFERENÇAS ENTRE DIRETÓRIOS E MÁQUINAS Publicado em Internet, Introdução à Educação Digital, Pesquisa. Etiquetas: educação […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: