O cinema na escola


[tweetmeme]

Ao mencionar cinema, se tem em mente o entretenimento e a diversão, no entanto o cinema também é uma fonte de enriquecimento cultural e serve como instrumento de formação do ser humano.
A linguagem do cinema possui a capacidade de resumir acontecimentos importantes e auxiliar no processo de aquisição do conhecimento podendo, inclusive, influenciar na percepção de determinados fatos, o modo de enxergar o mundo e de criar coisas novas.
Na educação, o cinema pode ajudar o professor no modo de organizar e mediar o conhecimento, pois um filme pode ser usado como fator motivacional no processo de aprendizagem e estimular os alunos na sua capacidade crítica e a melhorar sua percepção do mundo.
Existem diferentes práticas de trabalhar com o Cinema na Escola, como: apresentar o filme na íntegra ou aproveitar apenas trechos selecionados.
Para utilização de filmes na íntegra é necessária que: a programação seja muito bem- estruturada; deve gerar subsídios ao longo de toda a projeção; devem ser destacados durante e depois da apresentação , em relação aos conteúdos trabalhados em aula; sejam sempre vistos como pontos de apoio, argumentação e paralelos; sejam aproveitados em atividades de produção escrita (trabalhos em grupo, tarefas, avaliações).
A utilização de filmes deve ocorrer sempre como apoio às atividades previstas na grade curricular, como apoio a aulas expositivas, leituras, trabalhos em grupo. O uso mais ou menos regular relaciona-se também à disponibilidade de títulos para as diferentes áreas do conhecimento.
Ainda existe certa insegurança e também alguns vícios quanto ao uso dos filmes na escola. Tanto em um caso quanto no outro, podemos atestar que se trata de situações que ocorrem em virtude da falta de planejamento anterior de ações com filmes em sala de aula. A insegurança decorre do pouco ou nenhum uso anterior, é preciso superar esta barreira e, neste sentido, o planejamento faz toda a diferença por orientar as ações, o olhar e dar ao educador o necessário apoio ao desenvolvimento das ações. Os vícios, por sua vez, relacionam-se a hábitos como apresentar o filme apenas para ocupar o tempo da aula, utilizar filmes sem planejamento anterior e usar produções sem conhecimento prévio.
Poucos professores usam apenas trechos selecionados dos filmes. Essa prática dá um pouco mais de trabalho, pois obriga o profissional a atentar em sua visualização prévia do filme aos segmentos que são adequados ao seu projeto pedagógico em andamento. Em virtude do tempo de aula reduzido -em especial em disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Artes – que tem menos aulas programadas por semana (geralmente duas, por vezes três), essa é a prática mais recomendada. O uso das duas possibilidades, com filmes na íntegra ou apenas trechos, é a melhor alternativa. Esta prática acomoda a chance de apresentação de alguma obra de grande valor selecionando todos os seus trechos e ideias e, ainda, permite que com mais frequência e regularidade, o educador utilize apenas trechos para pontuar, reforçar, facilitar a compreensão, estimular a curiosidade e o interesse e dar subsídios para seus alunos.
É preciso que a atividade escolar com o cinema vá além da experiência cotidiana, porém sem negá-la. A diferença é que a escola, tendo o professor como mediador, deve propor leituras mais ambiciosas além do puro lazer, fazendo a ponte entre razão e emoção mais direcionada, incentivando o aluno a ser um expectador mais exigente e crítico, propondo relações de conteúdo/ linguagem do filme com o conteúdo escolar. Este é o desafio.
Poucos professores dizem que não utilizam o Cinema na Escola. A maioria esmagadora de profissionais vê nesse recurso uma ferramenta bastante rica e interessante.
No Estado do Paraná o recurso Cinema está facilitado aos professores, pois em cada sala de aula há uma TV Multimídia (com entrada USB e DVD), além da disponibilidade de trechos de filmes e sugestões de cinema no Portal Educacional Dia-a-Dia Educação, disponível no link http://www.filmes.seed.pr.gov.br/.
REFERÊNCIAS:

NAPOLITANO, Marcos. Como usar Cinema na Sala de Aula. 2003. P. 13. Disponível em: http://books.google.com.br/books?lr=&q=a+importancia+do+cinema+na+educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 10/10/09.
Planeta Educação. Cinema na Educação. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/coluna.asp?coluna=2.Acesso em 10/10/09.
Portal Educacional Dia-a-Dia Educação. Disponível em: http://www.filmes.seed.pr.gov.br/ .Acesso em: 10/10/09

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: