Nomeando arquivos


Ao criar um arquivo no computador, seja no Editor de texto, planilha ou apresentação de slides, precisamos salvar o documento e acrescentar um nome. Nem sempre nomeamos um arquivo adequadamente, gerando problemas ao abrir o documento em plataformas variadas como Windows e Linux. A seguir, alguns encaminhamentos de como nomear seu arquivo:

  • Usar letras minúsculas pois alguns sistemas operacionais, como o Linux por exemplo, fazem a distinção entre maiúsculas e minúsculas.
  • Não deixe espaços entre as palavras. Utilize underline ( _ ) ou traço ( – )para unir as palavras. Ex: matematica_aula1.doc
  • Verifique se ao salvar um arquivo aparece o nome da extensão. De acordo com o site da Microsoft, “uma extensão de nome de arquivo é um conjunto de caracteres que ajuda a plataforma (Windows/ Linux) a entender qual tipo de informação está em um arquivo e qual programa deve abri-lo”. Ex: .doc, .ppt, .xls, .pdf entre outros. Geralmente são usados entre 3 ou 4 caracteres.
  • Ao criar o nome de um arquivo, utilize poucos caracteres, priorizando um nome curto, pois nomes longos podem gerar problemas ao copiar o arquivo para outra pasta ou dispositivo.
  • Não use caracteres especiais como: !@#$%&*, cedilha ( ç ), acentos ( ‘^ ), sinal de nasalização ~(til), parênteses ( ), colchetes [ ] , chaves { }, entre outros.

Renomeando arquivos

  • Para alterar o nome de um arquivo no Linux, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção RENOMEAR, ou no teclado clique em F2.
  • Para RENOMEAR no Windows todos os arquivos de uma pasta de fotos, com arquivos em .jpg, ou gif,  de uma só vez, siga os seguintes procedimentos: selecione todos os arquivos que devem ser renomeados e em seguida, com o botão direito do mouse, escolha a opção – RENOMEAR. Renomeie o primeiro arquivo da lista. Observe que os demais arquivos serão nomeados, aparecendo entre parênteses a sequência numérica dos arquivos. No Linux esse procedimento não é aceito, portanto não é possível renomear vários arquivos ao mesmo tempo.

           

            Glossário  –

  • .doc – nome da extensão utilizada em um arquivo gerado pelo editor de texto; Um arquivo em .doc é editável.
  • .pdf – nome da extensão utilizada em um arquivo gerado pelo editor de texto, planilha eletrônica ou apresentação de slides. Um arquivo em .pdf não é editável.
  • .xls – nome da extensão utilizada em um arquivo gerado pelo editor de planilha eletrônica.
  • .ppt – nome da extensão utilizada em um arquivo gerado pelo editor de apresentação de slides.

            Referências

 

AGUIAR, Renato. Como nomear arquivos corretamente. Disponível em:<http://www.rgarte.com.br/como-nomear-arquivos-corretamente/ >. Acesso em: 08/02/12

Nomes de arquivos e extensões de nomes de arquivos:perguntas frequentes. Disponível em: <http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/File-names-and-file-name-extensions-frequently-asked-questions >. Acesso em 07/02/12

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: